quarta-feira, 16 de abril de 2008

Entendendo o Comunique-se. Fluxograma feito por Mariana Mello e Mylena Castro

O Portal Comunique-se constitui exemplo quase único de sucesso virtual a partir da associação entre "conteúdo jornalístico" e "serviços para jornalistas". É um ambiente que consegue feito raro: unir profissionais de comunicação em torno de seu principal métier, a COMUNICAÇÃO, apaziguando diferenças entre jornalistas, assessores e marqueteiros.

Abaixo, propomos uma breve análise da arquitetura da homepage do Comunique-se, com alguns comentários e opiniões.

Topo da página: Banners de anúncios no topo da página em Flash (peça) e anúncio de produto do próprio Comunique-se (ferramenta RI Web) – desde o início da navegação no site já fica claro que, além de produzir e publicar conteúdo jornalístico de qualidade, baseado em redes colaborativas, o Comunique-se também, e principalmente, vende serviços direcionados a profissionais de comunicação)
Ainda no topo: Abas com principais seções do site
Lado esquerdo: Menu com as mesmas seções do site que constam nas abas, porém mais destrinchadas, com sub-opções – de certa forma, redundantes se comparadas com as abas superiores (o site já é relativamente poluído, com excesso de links; esse excesso de navegabilidade pode acabar atrapalhando e até irritando o usuário que já tem um foco específico de busca no portal)
Centro: Destaque para a seção “Jornal da Imprensa”, que mostra as notícias mais recentes (percebe-se o destaque que os organizadores do portal conferem a esta seção – embora o Comunique-se objetive lucro e vendas de seus serviços, acima de tudo nota-se que o portal valoriza mesmo o jornalismo de qualidade, com furos, denúncias e acompanhamento incessante dos bastidores da imprensa)
Direita, no alto: Ferramenta de busca dentro do portal (extremamente útil quando se observa a abundância de informações existentes – certamente bastante utilizada por profissionais que acessam o site com interesse específico, que desejam buscam um determinado artigo ou pauta)
Direita: Link para patrocinador do site (se muitos se questionam sobre a origem do orçamento e verba do Comunique-se, já que grande parte dos usuários só conhece o conteúdo jornalístico que o site disponibiliza, o link do patrocinador Shell explicita que o site tem um patrocinador)
Lado direito: menu com principais serviços e ferramentas que o Comunique-se oferece, de cuja venda ele obtém verba (observando a arquitetura e disposição das informações no site, ao meu ver, esses menu de opções poderia ser mais valorizado)
Destaque para links para salas de imprensa dos dois patrocinadores do site – Shell e Wal-mart (apesar de haver um menu, mais abaixo, só de salas de imprensa de empresas)
Centro, abaixo: Grande quadro no qual assessorias de comunicação disponibilizam informações e pautas diversas (ferramenta de grande utilidade para busca de pautas)
À direita, abaixo: “Central de links” que abriga links fora da arquitetura principal da página inicial do site, mas que facilita a navegação do usuário (com certeza existe uma consciência, por parte dos organizadores do portal, da quantidade excessiva de informações existentes no site – por isso a tentativa de dar mais acessibilidade ao usuário)
Rodapé: mais banners, tanto de anúncio institucional quanto de divulgação de parcerias

Nenhum comentário: